Tofu-tella

Eu conheço uma legião de adoradores de Nutella que sofrem para controlar o vicio. Apesar de amar chocolate, eu nunca fui muito fã da famosinha, eu sempre achei o gosto meio enjoativo. Além disso, nutella contém leite, portanto não é vegana. Quer mais um motivo pra procurar uma versão alternativa dessa delicia?

Olha olhadinha por cima no rótulo e voilá 200kcal em 2 colheres + 21g de açúcar e sabor articial!

Nutella-label-550x412

Existem trocentas receitas de nutella vegana (ou lactose-free), a maioria é feita com avelãs e é muito mais saudavél, mas como toda receita com oleagionosas, isso aumenta bastante as calorias da receita. A minha versão feita com tofu não fica devendo em nada no quesito sabor, super nutritiva mas com 1/3 das calorias.

O tofu é um ingrediente que eu sou apaixonada. É livre de colesterol, pura proteina e super versátil. Muita gente torce o nariz, mas eu insisto que assim que você aprende a usa-lo um mundo novo se abre. É importante usar o tipo correto de tofu. Sobre essas diferenças eu explico em um outro post.

Vamos a receita?

tofu-tella

Ingredientes

200g de tofu soft (um que desmancha, é usado principalmente pra molhos e sobremesas).
3 colheres de cacau em pó
5 tâmaras deixadas de molho por algumas horas
1 colherzinha de essência de avelã
1 colherzinha de essência de baunilha
1 colherzinha de guar-gum (pode ser substituida por mais tamaras para dar consistência)
3 colheres cheias de aveia

Preparo

Retire a água de molho das tâmaras e o caroço, retire a água do pacote do tofu e coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata ate obter a textura cremosa. A função das tâmaras além de adoçar naturalmente, é engrossar a tofu-tella. Armazenar em um vidro higienizado por até 5 dias.

Valor nutricional em 45g comparado com 37g da nutella do supermercado

tofu-tella

Deixe um comentário

