The Hague Road Runners – um pouquinho do meu treino

Eu nunca corri no Brasil. A minha vida de corredora começou na Holanda e portanto as minhas experiências com treinos e estilo de corrida são baseados no que aprendi e vi por aqui.

untitledEu sou relativamente nova nesse mundo da corrida. Comecei a correr como parte do processo de emagrecimento em 2012. Correndo nas ruas a pouco mais de 2 anos.  Nesse meio tempo eu tive uma evolução bem rápida da esteira para as maratonas, sempre treinando por conta própria. Um dia eu conto mais sobre como tudo começou. Fato que ser cabeça dura ajuda e atrapalha. Eu treinei sem planilhas e sem couch para minha primeira maratona, o que eu considero foi um sucesso, terminei em menos de 4h. O que me levou a fazer parte de um clube de corredores foi a montanha russa entre overtraining e não treinar at all por falta de motivaçãom, ou seja um leva ao outro. Eu precisava de um aconselhamento para os treinos, uma equipe para motivar e um treino realistico. Foi em um dia correndo por ai que passei pela sede dos Road Runners. Era domingo, fim de treino e o clube estava lotado com o pessoal tomando cerveja ao sol. Na hora entrei e sai com os formulários de inscrição.

 

59831440

Os The Hague Road Runners comemoraram agora em setembro 30 anos de existência e acreditem, existem membros que estão lá desde o primeiro ano. Conta com mais de 700 membros e uma infinidade de grupos para todos os gostos, idades e objetivos. A sede do clube fica dentro do Parque Nacional Meijendel entre as dunas de Scheveningen (a praia de Den Haag). O lugar é lindo, perfeito para corrida. A sede do clube possui fisioterapeuta, massagem, vestiários modernos e equipados, bar com lanches e drinks, área para churrascos e festas, estacionamento e claro é onde nós fazemos o social depois dos treinos, organizamos festas, reuniões ou só tomamos uma cervejinha, repor eletrolitos faz parte! Existe até a revista do clube, aqui está a versão PDF

wikipedia

Como encontrar o grupo adequado

Eu passei por 2 grupos diferentes desde agosto quando entrei no clube. Existe uma entrevista com os novos membros onde você conta sobre sua experiência como corredor, PR, metas, saúde, disponibilidade… Dessa conversa sai as suas opções. No momento o clube conta com 2 times de maratona. Maratonas não são lá a distância mais procurada pelos membros. A maioria dos times são distâncias menores ou somente recreativos, femininos, terceira idade, racing times para 5 e 10k que treinam em nivél de competição, trilhas e até uma modalidade que vem ganhando popularidade aqui na Holanda: os “mud trails” – corridas com obstáculos, muita lama e força física. Existe também grupos para quem está se recuperando de lesões.

SONY DSC

Com a finalidade de testar o condicionamento, eu fiquei por 3 semanas em um grupo onde a maioria estava se preparando para a primeira maratona ou pretende correr uma entre 4-5h. Depois de 3 semanas eu fui convidada a conversar com o treinador do outro grupo de maratonas. O grupo onde eu treino agora é bem experiente. Temos membros sub 3h, pessoal que já corre a 20 anos e fez trocentas maratonas, ex-ultra runners e novatos como eu. O nivél de exigência desse grupo é alto. Somos apenas eu e 2 outras meninas. Uma delas mudou recentemente para o grupo de trilhas e intercala os treinos com o racing team 10k. Ela é muito rápidam, incrivél. A outra menina é uma italiana que é sub 3h20 maratona, já correu umas 10. O restante são meninos e é super intenso seguir o ritmo para não ficar para trás.

Como funciona o meu treino atual

Eu treino á noite, depois do trabalho 3x por semana:  Seg – Qua e Dom. Nas segundas o treino é farlek. Tem duração de 1h + 20m entre aquecimento pré e pós. Recebemos a planilha a cada mês mas tudo pode mudar dependendo do humor do treinador. Fazemos um misto de 2, 4, 6 min aumentando a velocidade, sempre progressivo. Intervalos de 30s ou 2m e recomeça. Como eu expliquei é necessário acompanhar o ritmo. Lógico que temos pessoal com pace 20k/h nos tiros eu fico sempre entre 14,15,17k/h. Nas quartas o treino é resistência. Corremos na areia da praia, subidas – duração de 1h30-45m + aquecimento. Fazemos entre 18-21k. As quartas são sempre uma caixinha de surpresa. Tem dias que penso: o que estou fazendo aqui! Nos domingos é a turma do longão. Nos juntamos com outros grupos e ai fazemos entre 25-30k. Além dos 3 treinos oficiais eu estou autorizada a fazer um treino extra curto em algum outro dia da semana. Normalmente eu faço na sexta. O clube faz 4x por ano uma avaliação do seu desenvolvimento em velocidade (para quem quiser participar, não é obrigatório) e fica na sua ficha. Normalmente com 5k e isso dá uma base para o treinador planejar as suas metas para competições. Eu  por exemplo já sei as minhas para o ano que vem. Sei também que vou suar o tofu para conseguir cumpri-las.

Participando de competições

Aqui na Holanda os clubes oficiais são filiados a Associação Holandesa de Atletismo. Quando você preenche o formulário de inscrição de uma prova é só indicar o clube na lista pelo qual você estará correndo. Você pode também ser filiado por conta própria e largar na “área vip” com o pelotão que vem logo após a categoria Business e isso evita ficar entalado naquele engarrafamento da largada. Os registros dos seus resultados ficam no clube e os Road Runners são muito orgulhosos dos membros famosos que tiveram, como a melhor maratonista holandesa por 6 anos consecultivos. Alguns do racing time também estão entre os melhores do país.

Resultados dos treinosThe Hague Road Runners

O feedback do meu treinador é sempre bem honesto. Ao final de cada prova ele tem um comentário do tipo: “parabéns seu tempo foi ótimo ou até mesmo “você sabe que faz melhor do que isso,  da próxima vez o seu tempo tem que ser X”. Ele também faz comentários sobre a passada, ritmo, respiração e eu notei que apesar de treinar muito menos quilometragem agora, a coisa toda melhorou muito: ritmo e resistência. Eu só tenho elogios ao meu carrasco, digo meu técnico.

Deixe um comentário

