Vegfest e Vegan Awards – o maior evento vegano holandês

Comemoramos no dia 01 de Novembro o dia Mundial do Veganismo. Pra mim a comemoracão foi dupla porque foi o meu veganiversário de 1 ano.

Quero escrever sobre todas as descobertas, o que mudou na minha alimentacão e saúde durante a transição do vegetarianismo pro veganismo, mas isso fica pro outro post.

Vamos a VegFest NL o-que-tevê!

Primeiro “tevê eu quase desistindo de chegar á Amsterdam pro evento. Pausa para mimimi contra o sistema de trens holandeses. Veja bem, o transporte público na Holanda é funciona infinitamente melhor do que no Brasil exceção dos trens que é um caos. E só vai piorar daqui pro fim do ano com o inverno. Eu teria que estar ás 11 no local do evento para o encontro do nosso grupo vegano, assistir a palestra do Remco, um amigo nosso e trabalhar. Isso mesmo, eu tenho uma pequena empresa de camisetas e acessorios veganos. Eu tinha que fazer entregas e conversar sobre algumas empresas interessadas em vender os meus produtinhos. Esqueci os ingressos em casa assim que peguei o trem aqui próximo a minha casa e tive que voltar e pegar o próximo trem. O próximo trem atrasou 20min. No meio do nada a eletricidade acabou. O trem travou as portas e ficamos simplesmente 1h20m trancados!!! O trem passaria pelo aeroporto e estava cheio de pessoas desesperadas porque iriam perder seus voôs. Um caos. Ninguém da compania sabia explicar o que estava acontecendo e só depois e muito tempo conseguiram abrir uma das portas para o pessoal deixar os vagões. No local onde o trem parou não havia transporte. Quem conhece a Holanda sabe que é um fazendão assim que você sai das grandes cidades. Consegui me juntar a 4 pessoas pra chamar um taxi e ir até o aeroporto, onde eu esperava o fluxo do trem estaria normalizado. Cheguei ao aeroporto e o atraso era geral. Aparentemente a falta de energia aconteceu em outras linhas. Com mais 30min de atraso eu consegui pegar um trem pra Amsterdam e cheguei não ás 11h mas ás 14h30. Enfim cheguei p*** da vida, super estressada.

vegfest doelen coll

Fotos by plantaardigheidjes.nl

vegfest kraampjes collFotos by plantaardigheidjes.nl

vegfest stuff collFotos by plantaardigheidjes.nl

A primeira edição VegFest NL foi realizada na igreja Martin Luther em Amsterdam. Haviam 2 auditórios para palestras e á noite deram lugar a entrega do Vegan Awards. Alguns dos palestrantes são meus amigos pessoais como a Martha Visser do Vegan Factory, o Remco Stunnenberg que me deu carona de volta pra casa.

O que eu acho mais legal desse tipo de evento é conversar com pessoas que tem uma história de vida incrivel. Uma história de doação, amor e compaixão com trabalho voluntário em santuário de animais pelo mundo, concientização e proteção ao meio ambiente, projetos de aproveitamento de alimentos e cozinhas coletivas…vegfest vegabond coll

Normalmente temos quase sempre os mesmos expositores mas a cena vegana na Holanda vem crescendo 1000% a cada mês e é sempre uma supresa muito boa encontrar novas marcas, novos empreendedores com caterings, restaurantes, artesanato…

Entre os expositores estavam: Vegan Frog, Ikvegks da Alemanha, Veggie4u (supermercado vegano de Den Haag), Vegabond, Vega-life, Vegan Mission, Bite Back, The Dutch Weedburger, Wilmersburger, Happy Herbi entre tantos outros.

1966104_518394684964661_4507120625741464347_ovegfest food coll

Muita comidinha sem crueldade deliciosa. Desde comida japonesa, africana, suriname, snacks, frutas secas, queijos e vinhos, bolos, tortas e chocolates… Essa feira realmente surpreendeu pela quantidade de produtos diferenciados. Muitas lojas trouxeram novidades como queijos, molhos e produtos como embutidos para as festas de fim de ano. É tradição sair com a barriga estufada de tanto provar as delicias.

A noite aconteceu a entrega do Vegan Awards em 7 categorias:

1904066_805770456154426_3847727883218462600_n

10271608_805788219485983_2458690269008650588_n

Melhor cidade vegana da Holanda: Amsterdam (ano passado Den Haag foi a vencedora)
Melhor vegan catering: The Dutch Weedburger  (o hamburger mais delicia e criativo de todos os tempos)
Melhor blog: De Planteneter
Melhor livro vegano: De Vegarevolutie  Lisa Steltenpool
Melhor loja/website de produtos veganos: VEGA-LIFE
Melhor marca vegana do ano: De Vegetarische Slager (o açougue vegetariano que também é aqui de Den Haag)
Melhor restaurante: De Vegetarische Snackbar (sim eles são imbativéis e são de Den Haag <3)

Comemoramos muito a com o pessoal do snackbar que também são meus amigos, tomamos muito vinho organico e ficamos fazendo farra até 11 da noite. Cheguei em casa morta depois de tantas aventuras. Ano que vem tem mais e com certeza será muito maior.

Pictures from:  plantaardigheidjes.nl

Pictures by: Martha Visser – The Vegan Factory

Deixe um comentário

