“Pumpkin times” e receita do Rosti de Abóbora

Abóbora

Abóbora

Café da manhã pra mim é uma das principais refeições. Eu sempre acordo com uma super fome e não tenho preguiça de acordar mais cedo pra preparar.

Na verdade aqui em casa meu café da manhã varia conforme a temperatura desce ou sobe. Meu marido e viciado em smoothies. Como ele sempre acorda na correria e só da tempo de tomar um banho e pular dentro do carro, eu preparo o smoothie pela manhã, coloco em um shaker, ele agarra a garrafa e sai correndo, vai tomando no carro. No verão eu também sou adepta dos smoothies mas quando a temperatura vai abaixando eu quero algo quentinho. Normalmente eu vou de mingua de gérmen de trigo, faço uma infinidade de sabores e versões mas cai de amores pela época das abóboras.

Elas estão espalhadas pelos supermercados holandeses nos mais variados formatos e cores. Além de serem lindas, estão super em conta e são mega nutritivas. A abóbora contém vitamina A, C e E, antioxidantes, cálcio e potassio pras nossas corridas e baixissima em calorias. Ah! guarde as sementes para secar e usar em receitas como pães e saladas. Elas tem ômega 3, super importante na nossa dieta vegana e ajuda a manter a nossa corda pele que fica naturalmente acinzentada no inverno.

A minha abóbora favorita é a mais comum, aquela de dia das bruxas mesmo. Eu acho ela macia e super saborosa.
Aqui na Holanda eu acho com facilidade todas essas variedades durante meses de Agosto – Dezembro
São as chamadas “winter squashs“. Acreditem que na minha obcessão com as abóboras toda semana eu comprava uma diferente. O sabor varia de adocicado a neutro (sem gosto -blerg). Algumas são mais firmes e outras bem macias por dentro. Ainda não encontrei a tão famosa spaghetti squash por aqui, mas ganhei um pacote de sementes que vieram da República Tcheca de uma amiga e vou planta-las.

Abóboras

Abóboras

Essa amarela embaixo eu provei hoje e não aprovei. Demora cozinhar e não tem gosto, é linda e eu praticamente levei de graça porque era decoração do Halloween de uma floricultura hahaha

Abóbora estranha

Abóbora estranha

Rosti de Abóbora

Rosti de Abóbora

Receita
300g de abóbora (aquela de dia das bruxas)
1 colherzinha de curry em pó
sal, pimenta do reino, gengibre em pó e uma pitadinha de canela

Recheio
Patê de talos de couve-flor, hummus, queijo vegano…

Preparo
Descasque a abóbora, cozinhe em pedaços grandes só até ficar um pouco macia. É melhor cozinhar no vapor ou no microondas.
Rale os pedaços em um ralador grosso e junto aos temperos.
Coloque metade da massa em uma frigideira anti-aderente, espalhe o recheio e cubra com o restante da massa.
Cubra a frigideira e deixe em fogo médio por 7-10min e vire como uma panqueca. Tem que ficar com uma crostinha por cima.
Eu faço na airfryer e deixo 10min em 200C. Uso uma forma de fundo fácil que caiba na máquina.

Sirva com um cafézinho 🙂

Informacão nutricional sem o recheio

Rosti de Abóbora

Rosti de Abóbora

Deixe um comentário

