Correndo na escuridão – Acessórios

Ontem levei um puxão de orelha antes do treino no clube por não estar usando o vestuário correto para correr a noite.

O meu treino começa ás 18:45 e nessa época do ano já estamos treinando na escuridão. O dia começa e clarear ás 8 da manhã (calma que daqui pra frente só piora e a luz do sol vai ser cada vez mais rara de se ver por essas bandas) e por medidas óbvias de segurança roupas com tecidos reflexivos e acessórios luminosos são obrigatórios para os membros do clube. Eu confesso que ignorei a necessidade desses itens correndo de madrugada (ás 4 da manhã) ou depois do trabalho sempre na escuridão e colocando a minha segurança e a dos motoristas/ciclistas em risco até ontem, quando eu fui proibida de voltar aos treinos sem a parafernalha correta.

Devido a escuridão o treino também teve o trajeto alterado. O  clube fica em um Parque Nacional no qual não existe iluminação, portando agora corremos no asfalto, no boulevard da praia ou até mesmo na areia.  Existe um grupo especifíco para o pessoal que treina trilhas. Eles usam além do básico, outros equipmentos como luz frontal, capacete…

Hoje visitei alguns shoppings de corrida na cidade que estão cheios de novidades para os corredores desbravarem a escuridão do inverno. Fiz minhas compras e agora estou preparada para treinar com segurança.

Aqui vão algumas dicas:

Um dos itens mais importantes é o colete reflexivo. Como corremos no inverno o recomendado e comprar um tamanho maior para ser colocado sobre jaquetas corta vento.

http://marathontraining.co/wp-content/uploads/2012/04/Nathan-Streak-Reflective-Vest.jpg

Jaquetas reflectivas

Brooks Nightlife Essential Jacket

 Braceletes led que brilham no escuro2014-Awesome-Party-Glowing-Bracelet-LED-lights-Flash-Bracelet-Wrist-Ring-Nocturnal-Warnings-Ring-font-b

Eu optei por cardarços de led. O bracelete me incomodou um pouco durante a corrida mas os cardaços são uma gracinha.

Mutil-Color-LED-Light-up-Shoelace-Flashing-Rainbow-Color-Shoelace

Nos dias que eu corro com o grupo de trilha, um dos equipamentos obrigatórios é a headlamp. Não atrapalha os movimentos e é ajustavél.

Pode ser colocado em um capacete ou ajustado em uma faixa elástica. O meu funciona a pilha, mas existem opções com baterias.

for-web-4

Existem vários outros equipamentos que trazem segurança para quem corre a noite mas é importante lembrar que algumas regras devem ser seguidas para evitar acidentes:

Evite correr com música na escuridão

Corra sempre acompanhado

Mantenha-se na direção contrária dos carros

Amanhã vou usar meu novo equipamento pela primeira vez e depois continuo contando sobre a experiência de correr na rua e nas trilhas noturnas.

Deixe um comentário

